Na sessão legislativa de terça-feira (1º), a vereadora Éclesan Ana Palhão (MDB) apresentou um pedido de providência propondo a criação da Política Municipal de Fomento à Economia Solidária em Erechim. A iniciativa, formalizada por meio de um Projeto de Sugestão, busca promover a inclusão social, a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento sustentável, com base em princípios como autogestão, cooperação e justiça social.
A proposta visa atender, especialmente, grupos em situação de vulnerabilidade, como mulheres chefes de família com filhos atípicos, jovens com expectativa diferente do mercado de trabalho, pessoas com deficiência permanente mas que não impedem o trabalho em modalidades e tempos diferentes, e agricultores em tempos de clima difícil. Para isso, sugere a criação de mecanismos como:
Conselho Municipal de Economia Solidária;
Fundo Municipal de Fomento;
Incubadora Pública de Empreendimentos Solidários;
Apoio à comercialização e às compras públicas.
O projeto também prevê a articulação com políticas públicas e programas estaduais e federais, além do alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Segundo Éclesan, a proposta busca transformar a economia solidária em uma estratégia permanente de desenvolvimento local. “É uma resposta concreta para fortalecer a dignidade, a autonomia e a economia de Erechim”, afirmou.
Vereadora salienta a colaboração do secretário de desenvolvimento econômico que desenvolveu incubadoras que fizeram Erechim avançar.
